Venha nos visitar na sede do GOB-SP
R. Álvares Machado, 18 – 6º andar – Liberdade – São Paulo – SP
EM CARTAZ
Uma História de Honra, Fé e Morte
A perseguição à Ordem dos Cavaleiros Templários teve sua fase mais crucial em 1314, com a condenação e morte de seu Grão-Mestre, Jacques DeMolay.
Inaugurada no dia 20 de agosto, com a presença do Eminente Grão-Mestre do GOB-SP, esta exposição relembra os acontecimentos que levaram à condenação e explora os pontos mais importantes deste processo, incluindo a “praga” rogada por DeMolay ao Papa Clemente V e ao Rei Felipe IV, o Belo.
Faz parte da exposição, uma réplica do pergaminho de Chinon, em que a Igreja supostamente declara o perdão aos Templários, após a morte de DeMolay.
Ao mesmo tempo em que relembra o martírio de DeMolay, a exposição comemora os 20 anos de fundação do Grande Priorado do Brasil, que gere a Ordem dos Cavaleiros Templários no país.
Venha nos visitar, de segunda a sexta, das 9h às 17h, no 6º andar da sede do GOB-SP (R. Álvares Machado, 18 – Liberdade – São Paulo – SP).
EXPOSIÇÃO
O conteúdo da Constituição de Anderson vai muito além de regras. Além de tratar de aspectos relacionados com o comportamento maçônico, traz também canções, como a do Aprendiz, do Companheiro, dos Vigilantes e do Mestre da Loja.
Conhecer este conteúdo é viajar no tempo para um período em que a Maçonaria estava no início de sua era especulativa.
EXPOSIÇÃO
EXPOSIÇÃO
Inaugurada em março de 2022, a exposição comemorativa aos 200 anos de fundação do GOB e aos 3 anos de fundação do GOB-SP, aconteceu juntamente com a abertura do Museu Maçônico do GOB-SP ao público.
Fundado em 1822, o Grande Oriente do Brasil comemorou 200 anos de criação com um memorável currículo de realizações e de relacionamentos com as maiores Potências Maçônicas do mundo.
No alvorecer dessa comemoração, o Grande Oriente do Brasil de São Paulo, chegou ao seu terceiro ano de fundação com um quadro invejável de Lojas Maçônicas jurisdicionadas e Obreiros filiados.
A exposição mostrou o esforço do GOB-SP no sentido de aproximar a administração central das Lojas Maçônicas espalhadas por todo o estado, estimulando nos Maçons o orgulho de pertencer a uma instituição sublime como a Maçonaria.
Os itens que compuseram esta exposição destacaram, principalmente, essas características inerentes a todo Maçom, preparando para o passo seguinte, de expansão dos horizontes de atuação do GOB-SP, com o intuito de levar os elementos necessários para o aprimoramento pessoal e resgatar o que cada um pode dar de melhor pela sociedade.